o meu histórico de compra da amazon é uma aventura. eu, que empresto ela para meus amigos mais próximos poderem usar o frete grátis, tenho registrado: polvilho antisséptico da granado, echo dot, teclado musical, luz de led que muda de cor e café com deus pai.
curiosidade: a única coisa minha é o café com deus pai. que não é exatamente para mim, mas para minha mãe. desde que ela passou pelo susto de descobrir um nódulo no seio (não maligno e já tratado. ela precisa só fazer acompanhamento a cada seis meses), decidiu ser essa pessoa.
quer dizer, quase isso. ela se limita a rezas diárias antes de dormir e café com deus pai pela manhã (quando lembra de ler). e como ela tem a concentração de um peixinho para leitura, eu quem faço a boa.
não tenho problema algum com isso. quem sou eu para criticar os meios de alguém de se sentir melhor depois de achar que descobriu um nódulo cancerígeno? além disso, não é como se minha mãe estivesse se tornando uma fanática religiosa — porque acredite, tem gente que começa assim, com um livro simples como café com deus pai.
e ele é um livro bonito, devo admitir. a edição de 2025 tem a capa meio marrom e texturizada. o layout interno é uma desgraça, mas do jeitinho que evangélicos e cristãos de instagram gostam para compartilhar e colocar “devocional feito 🙏” (ou qualquer outra frase que alguém usaria ao terminar o treino de pernas).
quem é junior rostirola
bacharel em teologia e pós-graduado em teologia bíblica, rostirola só existe no facebook a partir de 2019 (movimento inteligente por parte dele) e está no instagram desde 2015.
a família é a melhor personificação da família tradicional brasileira: homem branco, casado com mulher branca, pai de dois filhos: uma menina e um menino. fiéis do Senhor, Amém!
pastores da igreja reviver (sim, a mulher também é pastora) de itajaí, promovem no website da instituição palavras muito bonitas e o próprio instituto de ensino teológico para quem se interessar. há também os projetos sociais (lar da criança e adolescente) e algo chamado ‘celebrando a cura’, seja lá o que isso for (não fica bem explicado).
no instagram dele, tive 0 surpresas quando cheguei no ano de 2018.
em 02 de junho de 2019, ele anuncia seu primeiro livro: encontrei um pai.
diretamente da legenda da publicação:
Neste livro você vai conhecer a história de um homem que permitiu o toque do Pai em seu coração, blindando-o da amargura e do rancor, promovendo cura, apagando os sinais de destruição do seu passado e movendo-se para o seu destino.
De uma criança órfã de pai vivo para um filho amado! Sua paternidade bem resolvida o levou a ser o idealizador da maior obra social do estado de Santa Catarina. Junior Rostirola é um líder catalizador e pastor de multidões.
mas mais interessante que o óbvio (pastor bolsonarista), são os comentários das publicações. em uma foto com damares alves, um dos comentários dizia: “você acredita que os discursos dessa mulher vão de encontro com o que o mestre Jesus deixou de ensinamentos para nós?”, enquanto outro: “parabéns júnior por sempre buscar ser a cada dia mais parecido com Jesus.”
o que fez a igreja reviver durante a pandemia?
em 17 de março de 2020, junior rostirola anunciou o cancelamento das atividades da igreja e pediu para os seguidores intensificaram suas orações e seus jejuns. mas acha que parou? claro que não. em 21 de março, publicou anunciando a programação online.
e no auge do estar desocupado, sem poder alienar pessoas do jeito que gosta (em cima de um palco e com um microfone na mão), publicou um vídeo contra a rede globo (mas é claro) e propagou que as pessoas deveriam parar de assistir aos noticiários: LINK 1 e LINK 2
e não teve melhor período para a ascensão religiosa (cristã e evangélica, principalmente) que esse período. o discurso de “apenas a igreja pode dar uma resposta” entrou fácil na cabeça dos mais desesperados.
então, finalmente, chegamos no que foi de fato o boom da carreira dele: café com deus pai. a primeira publicação sobre a 1° edição foi feita em 2 de novembro de 2020. comprando na pré-venda, o brinde era um copo de café.
todo dia um malandro e um otário saem de casa
junior rostirola é um malandro inteligente. sinto que ele, de sua insignificância como pastor de uma igreja ‘moderna’ em itajaí onde as pregações se igualam às palestras de coaches com versículos biblícos como justificativa das pataquadas faladas, viu uma oportunidade e agarrou. vou ganhar dinheiro com essa gente, deve ter pensado em algum momento.
eu não vim questionar a tal fé dele e da família, até porque: quem sou eu para fazer isso? mas posso, facilmente, julgar todo o resto.
além de tirar os seguidores para otários cobrando caro pelos livros e fazendo todo um grupo de produtos que incluí xícaras, ecobags, café (sim, café), post-its, copos e afins, ele sabe que esses otários tem filhos, afilhados e sobrinhos. é claro que tem uma edição teen e edição kids do café com deus pai.
tem que fazer religiosamente, se não você está falhando
diferente da liturgia diária católica, o devocional protestante e evangélico permite leituras mais livres da bíblia. a proposta do café com deus pai é exatamente essa: oferecer uma conexão diária com deus. o livro, como já disse, entrega uma estética interior desagradável, bastante poluída, mas é uma leitura simples. ele mesmo já faz a reflexão por você.
e junior ainda deixa sua própria marca: uma frase impactante com o @ do instagram abaixo. marketing é tudo, né?
porém, não vou mentir: eu admiro as pessoas que abrem suas bíblias e fazem suas próprias reflexões. pelo menos elas estão exercendo o próprio pensamento crítico, que é melhor que receber tudo mastigado.
além do mais, deus gostaria mesmo de tomar esse café? eu conheço casa de gente que se diz muito devota, mas que jesus nem passaria da porta. e nem seria por por decisão dele, mas da pessoa mesmo: o proibiria de entrar chamando-o de comunista e mandando-o fazer o L.
e em um simples post no instagram, josué alves, que fala sobre reflexão e educação em suas redes sociais (além de ser professor de história e geografia), resumiu o que eu penso:
e dito isto tudo: eu sou hipócrita por estar fazendo este texto e comprando os livros pra minha mãe? sou. passar bem.
a 'eu falo demais' é uma newsletter apoiada por quem assina e sua ajuda faz toda a diferença, não esqueça de curtir, compartilhar e deixar seu comentário.
Lendo isso como cristã me dá uma dor física que você não imagina, pra mim referir esse livro como "protestante" é quase uma afronta, esse livro só faz distorcer a bíblia, como a teologia da posperidade tem feito, e a maioria das igrejas modernas. A igreja hoje em dia se tornou uma empresa, onde os fíeis são os seus clientes e o produto comercializado é Cristo! O que esse tipo de coisa mais faz é se afastar daquilo que o cristianismo é, e a figura de Jesus é. Sinceramente, muito lamentável, obrigada por escrever sobre esse assunto, concordo demais!
lendo o título eu pensei em uma coisa, vc tem certeza que deus tomaria café com você? você que se diz cristão que segue a palavra, mas não ama o próximo? usa as mãos pra afastar as pessoas de deus e a boca pra insultar, desrespeitar e subjulgar o outro? mas elas juram que só por ler meias palavras da bíblia são os mais puros do mundo.